$ - 1º case - Direito - Casoteca - Guerra Pneus

$
1) Ter 1 professor doutor / mestre fluente em ingles para ser o coordenador de sua área - Sócio ou remuneração 10% da sua área + 10% Tradutor Estagiario que ele indicar + 10% Ganho professor on line.
Coordenadores:
Direito:  Fábio Morosini,  fabio.morosini@gmail.com  UFRS > doutorando em direito internacional pela University of Texas > Guerra dos pneus abaixo
Mercado de Capitais :  Paulo G. Fagundes Visentini [Currículo Lattes]  -  paulovi@ufrgs.br. Professor Titular do Departamento de Economia UFRS  Pós-Doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics
luiz.duclos@pucpr.br  http://www.businesscase.com.br/?link=Autores
valdinei.santana@pelissari.com.br
IESDE - professores identificados
Makenzie - idem
Cases - PR

2) Buscar os patrocinadores de cada área que contribuem com  manutenção e estruturação dos casos e principalmente, premiação. Conseguem com isso ficar em evidência - Podem fazer Employer Branding e  identificar talentos a baixo custo. http://employer-branding-brazil.blogspot.com.br/

3) Benefícios vantagens para escolas e alunos
    Faculdades
     - Aparecer na mídia especializada sem custo
      - Ação de inclusão social sem custo - Marketing 3.0
     - Abrir mercado das Universidades Corporativas
     - Aproximação e parceria com as melhores universidades dos EUA / Europa
     - Acesso as aulas on line gratuito
          Faculdade de Adm
                Audio Books
                Exercício on line com nota cada capitulo
                Trabalho voluntario / estágio gratuito alunos aprovados
    Alunos
    - Hall da fama de seus alunos
    - Oportunidade de trabalho (voluntario - estagiario) focada na profissão
    - Participar da montagem de cursos on line como prof auxiliar
    - Aparecer na mídia especializada sem custo
    - Ter acesso as aulas on line gratuito
          Faculdade de Adm
                Audio Books
                Exercício on line com nota cada capitulo
                Trabalho voluntario / estágio gratuito alunos aprovados
     - Ação de inclusão social sem custo - Marketing 3.0

4 ) Na parte de adesão R$ 5.000 + custos abaixo
a) Tradução de livro de Harvard Como fazer um case
b) 3 cases / ano  da central com confirmação pela escola
c) Treinamento - curso de orientação professores on line

5) Manutenção R$ 1500 / mes - 15% imposto + 7% coordenador - 7% prof on line - 5% estagiario
    + 5% Imprevisto - 5% Cefap - 6% Gestor =  50% Nossa receita liquida = R$ 750 x 1400 cursos adm + 800 direito + 500 med + 200 enf + 100 gestão publica = 3.000 cursos @ 70% = 2.000 = R$ 1.500.000 - 30% IR = 10% desp escritorio + 10% imprevistos = 50% liq = R$ 750 mil / mes x 8 meses letivos  = R$ 6.000.000 / ano = R$ 500.000 mes => na HP =>pmt (-)500; n=120; i-2% PV=? R$ 22 milhões; 60% = R$ 13 milhões. + R$ 300 mil / mes. : R$ 2 mmm por filho; R$ 2 mmm BC + R$ 2 mmm CWB + R$ 2000 Mia + R$ 1000 caixa + R$ 300 mil / mes permanente.

A historia de cases.
Em business  - 1920 por Harvard. Antes em direito 1870, reversing a long history of lecture and drill.   http://harvardmagazine.com/2003/09/making-the-case-html

Direito
http://www.oab.org.br/noticia/20734/brasil-sozinho-tem-mais-faculdades-de-direito-que-todos-os-paises   out 2010 Existem 1.240 cursos para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/22/mec-e-oab-criarao-novas-regras-para-regulacao-de-cursos-de-direito.htm  Há hoje no Brasil 1.200 cursos de direito, com aproximadamente 800 mil matrículas. "O MEC não pode continuar assistindo a uma situação em que 83% dos estudantes são reprovados no exame da OAB, como aconteceu no último exame", disse o ministro.
As escolas precisam melhorar muito - UMA DAS ESTRATÉGIAS É TER UMA BATERIA DE law case
http://direitosp.fgv.br/metodologia-ensino/projeto-ensino-juridico-participativo-teoria-pratica/pratica-ensino-juridico-part

Revista http://stanfordlawyer.law.stanford.edu/

Guerra dos pneus
http://www.faap.br/faap_juris/pdf/Narrativafinal12-1.09.06-AGuerradosPneus.pdf
 Este caso foi produzido no ano de 2006 por Fábio Morosini,  fabio.morosini@gmail.com
Linkde In > Dr. Morosini, a Brazilian national, is a Professor in Law at the Federal University of Rio Grande do Sul where he teaches and undertakes research on international trade and environmental protection; international investment; international contracts; private international law; international arbitration; comparative legal studies; and methods in law.

doutorando em direito internacional pela University of Texas, com a colaboração de Michelle Ratton Sanchez, professora da FGV/EDESP, e integra a lista dos dez casos inaugurais da “Casoteca Latino-americana de Direito e Política Pública” (www.casoteca.org).
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4707579D5
http://www.ufrgs.br/direito/?page_id=1387
O financiamento deste caso foi propiciado por acordo de cooperação técnica celebrado entre o Banco
Interamericano de Desenvolvimento – BID e a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
– FGV/EDESP.
O projeto da Casoteca tem três objetivos: (i) fornecer um acervo de casos didáticos sobre direito e política
pública na América Latina; (ii) estimular a produção contínua de novos casos por meio do financiamento
de pesquisa empírica; (iii) provocar o debate sobre a aplicação do “método do caso” como uma proposta
inovadora de ensino. Os casos consistem em relatos de situações-problema reais, produzidas a partir de
investigação empírica e voltadas para o ensino. Evidentemente, não comportam uma única solução correta.
A Casoteca permite uso aberto e gratuito de seu conteúdo, que é protegido por uma licença Creative
Commons (Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil). A licença
pode ser acessada através do link: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/
http://pga.pgr.mpf.mp.br/noticias-pga/informes-2007/noticia-gestao
http://www.youtube.com/watch?v=XvlUMW_m9V8&list=UUgwYJR-6iQuMH3y6CToHcvQ

Casoteca - Fazenda Tamboré http://www.sbdp.org.br/arquivos/material/78_Casoteca%20GV%20-%20Narrativa%20-%20Fazenda%20Timbore.pdf

Medicina     Medical Student Case Studies
The Medical School began using cases only in 1985. All were designed to cement students’ understanding of basic science by linking it immediately to practical problems—
http://www.medicine.virginia.edu/clinical/departments/radiology/education/for-medical-students/medical-student-case-studies
http://www.hopkinsmedicine.org/gec/studies/
http://www.meddean.luc.edu/lumen/MedEd/medicine/pulmonar/cases/SELFEV_f.HTM
http://www.mcw.edu/ophthalmology/education/ophthcstudies.htm
http://sciencecases.lib.buffalo.edu/cs/training/videos/

Enfermagem
http://www.elsevierhealth.com.au/surgical-nursing/clinical-cases-medical-surgical-nursing-case-studies-paperback/9780729542074/

Odontologia
http://www.dhed.net/Cases.html
http://www.birmingham.ac.uk/schools/dentistry/index.aspx  MBA a distancia
http://www.youtube.com/user/UMichDent/playlists

Gestão Publica
http://direitosp.fgv.br/metodologia-ensino/projeto-ensino-juridico-participativo-teoria-pratica/pratica-ensino-juridico-part 
http://casoteca.enap.gov.br/attachments/article/4/Separatta_cap3.pdf
Lista completa de casos 
http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28&Itemid=22